top of page
  • by Brunelson

Grunge: Top 50 melhores álbuns pela Revista Rolling Stone - nº 37


L7


37) Banda: L7

Disco: "Smell The Magic" (2º álbum, 1990)


Quando o grupo L7 começou a gravar este 2º álbum de estúdio em 1989, elas foram uma das poucas bandas do selo da Sub Pop que não eram de Seattle.


Preparadas para a largada, o 1º single desse disco - a canção "Shove" - foi uma linha na areia para a crescente fama do grupo. A introdução dessa música - no melhor estilo BLACK SABBATH - parecia anunciar que essas abrasivas punks de arte da cidade de Los Angeles, não se adaptavam aos estilos sérios dos seus colegas de selo e parceiros de turnê, como o SOUNDGARDEN e o NIRVANA.


“Nós estamos separadas desses grupos, porque atravessamos outras fronteiras e também estávamos nas revistas de heavy metal”, disse a guitarrista e compositora, Suzi Gardner, para a revista Rolling Stone. “Mas nós sempre fomos uma banda de hard rock com muitas influências diferentes e uma sensibilidade punk”.


Após o seu lançamento em 1990, o álbum "Smell The Magic" foi um choque elétrico em um mar de cinzas. Do ímpeto da vocalista/guitarrista Donita Sparks, junto com as guitarras rosnantes de Suzi Gardner em canções como “Till The Wheels Fall Off”, para o estilo MOTORHEAD de ser das músicas “Broomstick” e “Packin' a Rod”, este disco explodiu os parâmetros do que uma banda grunge poderia ser, soando sem fôlego em 29 minutos de audição.


L7 estava empenhada em provar - muitas vezes para o terror de sua administração, gravadora e empresários - que as bandas de rock poderiam ser formidáveis, engraçadas, políticas e com a "boca suja".


E de todos os seus álbuns, "Smell The Magic" é também o mais citado como inspiração pela próxima onda de bandas punk do movimento social chamado "riot grrrl", como o GARBAGE ao VERUCA SALT, por causa de canções como “Fast and Frightening”, que eram feministas sem precisar tornar o gênero um ponto de venda da música.


Um trecho desta última canção citada, Donita Sparks canta: "Tem tanto clitóris / Que ela não precisa das bolas" - um conceito que muitos na indústria da música ainda não dominaram completamente.

"Shove"

Confira também:














Mais Recentes
Destaques
bottom of page