Grunge: Top 50 melhores álbuns pela Revista Rolling Stone - nº 39

October 11, 2019

 

Fonte: Revista Rolling Stone

 

39) Banda: THE GITS

      Disco: "Enter The Conquering Chicken" (2º álbum, 1994)

 

Originalmente fundado em meio à utopia progressista do Antioch College - uma escola de artes liberais em Ohio, EUA - o deslocamento dos membros do grupo THE GITS para Seattle, fizeram com que a banda deixasse a sua marca na cena rock no Noroeste do Pacífico, através da empolgação excitante do seu hardcore e punk rock. 

 

Mia Zapata, a talentosa letrista e vocalista do grupo, conjurou a poesia desgastada pelo tempo da artista PATTI SMITH em canções do punk rock. O disco final da banda, "Enter The Conquering Chicken", a encontra lutando para se sair bem em um mundo onde a bondade é difícil de encontrar - em canções como "Bob" e "Social Love". 

 

No trovão da força do vendaval, na música “Sign of The Crab”, Zapata escreve sobre ser assassinada pelas mãos de um estranho, dizendo: “Vá em frente e me fatie / Me espalhe por toda esta cidade / Porque você sabe que é o único que não será encontrado”.

 

Em uma reviravolta do destino e apenas alguns dias depois que esta canção foi gravada, esta história se desenrolou com Zapata da forma que ela descreveu. No verão de 1993, seu corpo foi encontrado no distrito central de Seattle, onde ela havia sido estuprada e estrangulada até a morte, após um show no clube Comet Tavern. 

 

As autoridades se atrapalharam com o caso por anos, onde muitos dos amigos homens de Zapata foram encurralados por amostras de DNA, provocando desconfiança na cena. 

 

Essa tensão tornou-se produtiva, uma vez que os "protegidos" do grupo THE GITS, a também banda de Seattle chamada 7 YEAR BITCH, convocaram reuniões para a segurança da comunidade, resultando na organização Home Alive, dedicada ao ensino de autodefesa e prevenção da violência contra a mulher. 

 

Companheiros do grunge como NIRVANA, PEARL JAM e SOUNDGARDEN, rapidamente levantaram fundos com uma coletânea que leva o mesmo nome da organização. 

 

O grupo 7 YEAR BITCH ainda iria homenagear a vida de Zapata com o seu álbum de 1994, "Viva Zapata".

 

Outros 10 anos se passariam até que o assassino de Zapata, Jesus Mezquia, fosse identificado e acusado. Ele começou a cumprir sua sentença de 37 anos em 2009.

 

"Sign of The Crab"

 

Confira também:

 

50) MOTHER LOVE BONE, "Apple" (1º álbum, 1990)

 

49) TOADIES, "Rubberneck" (1º álbum, 1994)

 

48) FECAL MATTER, "Illiteracy Will Prevail" (fita demo, 1986)

 

47) THE U-MEN, "Step on a Bug" (1º álbum, 1988)

 

46) VERUCA SALT, "American Thighs" (1º álbum, 1994)

 

45) THE STOOGES, "Fun House" (2º álbum, 1970)

 

44) SKIN YARD, "Hallowed Ground" (2º álbum, 1988)

 

43) BLACK FLAG, "My War" (2º álbum, 1984)

 

42) ALICE IN CHAINS, "Jar of Flies" (4º trabalho de estúdio, 1994)

 

41) SOUNDGARDEN, "Screaming Life" (1º EP, 1987)

 

40) MUDHONEY, "Every Good Boy Deserves Fudge" (2º álbum, 1991)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes

John Frusciante: "abordagem somente em solos de guitarra é um beco sem saída"

December 10, 2019

1/5
Please reload

Destaques
Please reload

2016 by RockInTheHead