Grunge: Top 50 melhores álbuns pela Revista Rolling Stone - nº 41

September 16, 2019

 

Fonte: Revista Rolling Stone

 

41) Banda: SOUNDGARDEN

      Disco: "Screaming Life" (1º EP, 1987)

 

Muito longe de hits como a canção “Black Hole Sun” (4º disco, "Superunknown", 1994), o 1º trabalho de estúdio lançado pelo SOUNDGARDEN, o EP "Screaming Life", é complicado, exagerado (ambos no bom sentido) e extenso para a época.

 

Quando o grunge ainda era um embrião, o guitarrista Kim Thayil não fazia riffs ao redor dos ritmos, o baixista original do grupo, Hiro Yamomoto, torcia notas incomuns do seu instrumento e o vocalista Chris Cornell, a uivos, já personificava a imagem de deus grunge que tanto ficou marcada na história do rock. 

 

Com a canção matadora que abre o disco e que também foi o 1º single da banda, "Hunted Down" faz você balançar e avança de forma imprevisível na primeira audição, assim como Cornell canta sobre usar um "disfarce permanente".

 

A música “Tears to Forget” possui ritmos mais contundentes do que a versão lançada na coletânea da Sub Pop em 1986, "Deep Six", um dos discos seminais do grunge com canções do SOUNDGARDEN, MELVINS, GREEN RIVER, SKIN YARD, THE U-MEN e MALFUNKSHUN.

 

A música “Hand of God” é como uma canção de heavy metal distorcida e gaguejante, algo que a banda tentaria um pouco mais seriamente em seus futuros álbuns. 

 

Em uma entrevista para a revista Rolling Stone, Kim Thayil havia dito: “Antes de lançarmos o EP 'Screaming Life', éramos um pouco angulosos e irregulares em certos aspectos. Nós fazíamos muitas coisas psicodélicas construídas em torno do feedback e das linhas do baixo de Hiro. Gradualmente, essa psicodelia fez com que eu fosse empurrado a fazer solos, sabe? Então, os riffs começaram a ficar mais pesados e víamos como o público começou a responder ao que estávamos fazendo, sendo que o nosso som começou realmente a fluir à partir disso. Assim, as nossas músicas começaram a ficar um pouco mais lentas e pesadas”.

 

Este disco é puro arte-punk e mostrava o quão maleável o grunge poderia ser.

 

"Hunted Down"

 

Confira também:

 

50) MOTHER LOVE BONE, "Apple" (1º álbum, 1990)

 

49) TOADIES, "Rubberneck" (1º álbum, 1994)

 

48) FECAL MATTER, "Illiteracy Will Prevail" (fita demo, 1986)

 

47) THE U-MEN, "Step on a Bug" (1º álbum, 1988)

 

46) VERUCA SALT, "American Thighs" (1º álbum, 1994)

 

45) THE STOOGES, "Fun House" (2º álbum, 1970)

 

44) SKIN YARD, "Hallowed Ground" (2º álbum, 1988)

 

43) BLACK FLAG, "My War" (2º álbum, 1984)

 

42) ALICE IN CHAINS, "Jar of Flies" (4º trabalho de estúdio, 1994)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes

Pearl Jam: resenha do álbum "Lost Dogs" pelos membros da banda - Disco 2

December 9, 2019

1/5
Please reload

Destaques
Please reload

2016 by RockInTheHead