top of page
  • by Brunelson

Foo Fighters: Dave Grohl revela as 03 canções que definiram a sua carreira


Foo Fighters, Nirvana, Queens of The Stone Age, Sonic Youth

Dave Grohl foi entrevistado pela BBC Radio 1 e deu uma lista das 03 músicas que ele considerou serem "as canções que definiram a minha carreira".


A 1ª música é "Smells Like Teen Spirit" (2º disco do NIRVANA, "Nevermind", 1991), a 2ª é "No One Knows" (3º disco do QUEENS OF THE STONE AGE, "Songs For The Deaf", 2002) e a 3ª é "Everlong" (2º disco do FOO FIGHTERS, "The Colour and The Shape", 1997).


Grohl contou uma história sobre como ele se sentia ruim por um tempo, ao admitir que a canção "Everlong" nada mais era do que um "roubo" de outro clássico alternativo dos anos 90, a música "Teenage Riot" (5º disco do SONIC YOUTH, "Daydream Nation", 1988).


Seguem alguns trechos:


Dave Grohl: Eu acho que a 3ª escolha seria a nossa própria canção, "Everlong".


Grohl: Então, essa música não era para existir, sabe? Era algo com o qual estávamos brincando enquanto gravávamos as canções que seriam lançadas neste álbum. Eu apenas considerei que era um roubo do SONIC YOUTH, tipo: "Oh, parece a música 'Teenage Riot' ou algo assim".


Grohl: É apenas o riff do SONIC YOUTH, sabe? Nós já tínhamos gravado o disco, fizemos uma pausa e nesse meio tempo foi quando realmente compus esta canção e escrevi as letras. Fiz uma demo desta música num estúdio de um amigo meu na capital Washington, Jeff Turner, sendo que a demo é exatamente igual à versão lançada no álbum, cara... Como se fossem os mesmos arranjos e tudo mais.


Grohl: Então, quando nos reunimos depois da folga, mostrei a canção para os caras da banda e lembro que cheguei a toca-la na festa de 50 anos de David Bowie em janeiro de 1997, no Madison Square Garden, New York.


Grohl: Me lembro que o pessoal do SONIC YOUTH também estava lá e pensei na hora: "Será que Kim Gordon vai gostar dessa música?" (vocalista/baixista do SONIC YOUTH).


Grohl: Depois da festa, cheguei a mostrar a fita demo para Kim e Thurston Moore (vocalista/guitarrista do SONIC YOUTH). Eu falei antes de toca-la: "Vocês precisam ouvir esta demo que eu fiz" e depois eles responderam, tipo: "Por que essa demo é uma demonstração? Essa é a canção, cara! Ela já está pronta aqui".


Grohl: Novamente, eu não esperava que a música "Everlong" fosse a canção com a qual encerraríamos os nossos shows pelos próximos 25 anos, sabe? Eu apenas pensava na hora: "Essa música é legal".


Grohl: No entanto, por qualquer motivo, as pessoas se conectaram com ela e eu adoro canta-la. Toda noite, adoro tocar e canta-la, porque significa que a hora dos fogos de artifício e pizza irá chegar em 05 minutos, certo? Eu acho que toda banda realmente carrega o seu próprio peso (canção mais conhecida) por muito tempo e esta é a música que a maioria das pessoas conhecem do FOO FIGHTERS... É uma canção bastante definidora em nossa carreira.


Confira os videoclipes de cada música citada nesta matéria:

"Smells Like Teen Spirit" (NIRVANA)

"No One Knows" (QUEENS OF THE STONE AGE)

"Everlong" (FOO FIGHTERS)

"Teenage Riot" (SONIC YOUTH)

Mais Recentes
Destaques
bottom of page