top of page
  • by Brunelson

Grunge: Top 50 melhores álbuns pela Revista Rolling Stone - nº 43


Black Flag


43) Banda: BLACK FLAG

Disco: "My War" (2º álbum, 1984)


Quando a banda BLACK FLAG reformulou dramaticamente o seu som ao lançaram este 2º álbum de estúdio, "My War", os punks puristas espernearam, mas os futuros fãs do grunge se alegraram.


O grupo que surgiu neste 2º disco tinha pouca semelhança com a aríete de angústia capturada no icônico álbum de estreia, "Damaged" (1981).


O lado A do disco "My War" trocou os manguais pós-adolescente do álbum anterior, por uma confusão de canções de meio-tempo. Na época, a banda era formada pelo baterista do grupo DESCENDENTS, Bill Stevenson, sendo que o guitarrista Greg Ginn alternou os pesados riffs em direções atonais, que seria o complemento perfeito para o vocalista Henry Rollins "competir" em turbulência emocional com as outras bandas amigas da época - na faixa-título, "My War", talvez a melhor música do BLACK FLAG em toda a sua discografia e que por sinal, foi composta pelo ex-baixista do grupo, Chuck Dukowski.


Mas o lado B desse disco foi a verdadeira linha na areia: uma série de 03 canções de mais de 06 minutos cada, tocadas em tempos tortuosamente lentos.


Aqueles que gostaram (ou não) do que ouviram, nunca mais foram os mesmos.


"Foi a questão do BLACK FLAG", disse o vocalista/guitarrista Buzz Osborne, do MELVINS, para o guitarrista do SOUNDGARDEN, Kim Thayil, em uma matéria de 1995 da revista Guitar World, depois que Thayil citou a desaceleração sonora do MELVINS nos primeiros discos.


“BLACK FLAG criou a música 'Nothing Left Inside' (lançada no álbum 'My War'), uma canção super pesada e cansativa, que realmente me emocionou”, disse o vocalista/guitarrista do MUDHONEY, Mark Arm, na biografia oficial da sua banda.


BLACK FLAG chegou a fazer um show em Seattle no ano de 1983.


Mark Arm complementou, lembrando sobre este show em Seattle: “BLACK FLAG saboreou as pessoas irritadas, em contra partida, as pessoas do punk rock ficaram muito irritadas com o grupo. Naquele show, havia um contingente de garotos realmente irritados porque o BLACK FLAG estava agora tocando músicas mais lentas".


"Lembro de escutar comentários na época de que eles tinham se vendido... Na verdade, a banda estava apenas seguindo em frente e fazendo o que eles realmente queriam fazer no momento”.

"My War"

Confira também:








Mais Recentes
Destaques
bottom of page