top of page
  • by Brunelson

Grunge: Top 50 melhores álbuns pela Revista Rolling Stone - nº 48


Nirvana, Fecal Matter

48) Banda: FECAL MATTER

Fita Cassete: "Illiteracy Will Prevail" (demo, 1986)


Somente 05 anos antes do álbum "Nevermind" ter sido lançado (2º disco do NIRVANA, 1991), Kurt Cobain tinha gravado uma demo na época da escola numa mesa de 04 canais na casa da sua tia.


Por alguns anos, ele tinha documentado a sua música por lá com ajuda da irmã de sua mãe, Mari Earl, onde inicialmente, Kurt batia com colheres de pau em panelas - no lugar de uma bateria.


Depois em 1986, com o baterista do MELVINS, Dale Crover, lhe ajudando nas gravações e levando também o baixo, isto gerou uma fita cassete intitulada "Illiteracy Will Prevail", uma demo que devido a parceria com Crover, fez aumentar consideravelmente as apostas do projeto da 1ª banda de Kurt Cobain, FECAL MATTER.


Os imensos riffs banhados em sujeira e que se tornariam uma marca registrada do NIRVANA, já existiam em músicas como a metal rabugenta "Bambi Slaughter" e a pequena hard core desconstruída da canção "Instramental".


Assim como na música "Blathers Log", onde somos presenteados com a surreal e sardônica inclinação lírica de Cobain, cantando: “Regurgitei o vômito de um assunto desagradável / Antes do advogado de acusação repousar o seu caso”.


A tia de Kurt havia sido entrevistada pelo site Goldmine um tempo atrás, falando sobre as sessões em sua casa que originaram esta fita demo: "Eles se instalaram na minha sala e apenas aumentaram o volume. Estava muito alto, sabe? Primeiro, eles gravavam a música, sendo que depois eles colocavam os fones de ouvido e tudo que se ouvia era a voz de Kurt gritando pela casa. Era bem selvagem, tipo, o meu marido e eu ficávamos nos olhando e rindo, dizendo um para o outro: 'Você não acha que devemos fechar a janela para que os vizinhos não escutem? Talvez eles pensem que estamos batendo nele ou algo assim'".


Se nada sobre esta fita poderia telegrafar o futuro estrelato que lhe aguardava, essas músicas captam absolutamente a mistura da intensidade selvagem e excentricidade lúdica que alimentou o NIRVANA até o fim.


Isso é o grunge quando ainda estava no porão e Kurt morando e vivendo sua adolescência na pequena cidade de Aberdeen (próxima a Seattle).


"Bambi Slaughter"

Confira também:



Mais Recentes
Destaques
bottom of page