top of page
  • by Brunelson

Nação Zumbi: resenha do disco homônimo de 2014


Nação Zumbi

Não é muito difícil de dizer que o último álbum de inéditas da banda NAÇÃO ZUMBI (homônimo, pela 2ª vez em sua discografia), também se enquadra entre os melhores do grupo com grande maestria.


Novamente, o guru do BEASTIE BOYS, Mario Caldato Jr., apresenta o seu trabalho mixando 03 músicas aqui.


Em 2014, depois de um período de 07 anos sem lançar um disco, NAÇÃO ZUMBI lançava o seu 8º álbum de estúdio - e o 6º sem o saudoso Chico Science nos vocais.


É claro que os dois primeiros discos da banda são inigualáveis e estão em um degrau superior, mas este 8º álbum é simplesmente perfeito do começo ao fim.


Lembrando que, na verdade, todos os discos da NAÇÃO ZUMBI são ótimos, podendo escolher de olho fechado qualquer um para se ouvir...


A música que abre o álbum é também o single do mesmo, “Cicatriz”. Já pela primeira canção, o ouvinte pode perceber que a banda está cada vez mais amadurecida trilhando o seu próprio caminho, naturalmente expandindo os seus horizontes. Sensação esta que irá percorrer durante todo o disco num prisma sonoro muito mais leve, em relação aos outros álbuns do grupo.


Mas na 2ª música, “Bala Perdida”, isso não se faz presente, por ser arrastada e com uma letra poderosa. Seria a única música lado-b do álbum, mas mesmo assim é uma baita de uma sonzeira!


A canção “O Que Te Faz Rir” vai desenhando o prisma geral do disco citado dois parágrafos acima, que apresenta em sua totalidade esta suave camada.


“Defeito Perfeito” é a excelência do ritmo que só a NAÇÃO ZUMBI sabe fazer. A próxima que vem na sequência, “A Melhor Hora Da Praia”, é bela e saborosa de se ouvir, com a participação especial da cantora brasileira Marisa Monte, emprestando o seu sensível e leve vocal.


Até este momento, o álbum já nos faz sorrir e nos traz a reflexão de que a NAÇÃO ZUMBI é uma banda totalmente singular, criativa e com uma mensagem nas letras que mais parece um tapa na cara - mas isso não é novidade para quem acompanha o grupo desde sempre.


Mas daí, se o sujeito tiver a audácia de pensar que o nível do álbum vai oscilar um pouco, puro engano! Me arrisco a dizer que as próximas músicas que virão, são umas das melhores canções que eles já criaram, só escutando mesmo... Sem palavras! E o nível só aumenta, com as músicas “Um Sonho” (essa música é perfeita), “Novas Auroras” (esse som mata a pau), “Nunca Te Vi”, “Foi de Amor” (finalmente uma quebraceira), “Cuidado” (me lembra TITÃS e MUTANTES) e termina com a música “Pegando Fogo” (somente duas quebraceiras no disco, mais um fator para nomear este álbum o mais tranquilo em sua discografia).


O que chama a atenção é a seleção e as ordens das músicas, conforme o ouvinte vai se apercebendo do início ao fim escutando o disco inteiro. E o que falar da guitarra de Lúcio Maia? Altas psicodelia na leveza do ser.


Assim como foi durante toda a carreira deles e a cada álbum lançado, a sonoridade da banda vai cada vez mais evoluindo, naturalmente, como um processo verdadeiro e sincero da coisa. E pelo penúltimo álbum lançado por eles em 2007, "Fome De Tudo", já é possível verificar a origem e o caminho que a sonoridade da banda iria percorrer, que pelo menos abrangeu este último disco lançado em 2014, "Nação Zumbi".


A banda está em atividade até hoje com 08 álbuns de estúdio e 01 de covers lançado por último, com turnê pela Europa e Brasil sempre que lançam um novo disco.


Ao lado de Chico Science, eles criaram um ritmo novo e único chamado manguebeat, que foi também um movimento contracultural surgido a partir de 1991 em Recife/PE, misturando ritmos regionais como o maracatu, ciranda e forró, de mãos dadas com o rock, hip-hop, funk americano e outras peculiaridades.


Track-list


1. Cicatriz

2. Bala Perdida

3. O Que Te Faz Rir

4. Defeito Perfeito

5. A Melhor Hora Da Praia

6. Um Sonho

7. Novas Auroras

8. Nunca Te Vi

9. Foi De Amor

10. Cuidado

11. Pegando Fogo


Confira os vídeos e clipes a seguir:

"Cicatriz"

"Defeito Perfeito"

"A Melhor Hora Da Praia"

"Um Sonho"

"Foi De Amor"

O site rockinthehead publicou matérias especiais para cada álbum lançado pela NAÇÃO ZUMBI.


Confira:















Mais Recentes
Destaques
bottom of page