top of page
  • by Brunelson

Grunge: lendário fotógrafo relata emocionante história sobre Chris Cornell


Soundgarden, Pearl Jam

Em um novo vídeo no YouTube, um dos lendários fotógrafos do grunge e que dirigiu o 1º videoclipe da canção “Jeremy”, do PEARL JAM, Chris Cuffaro, contou uma história emocionante sobre Eddie Vedder e Chris Cornell.


“29 de setembro de 1991, eu estava em Seattle fotografando o PEARL JAM para a sua gravadora na época, Epic Records. Depois que bati as fotos, fui para outro local fotografar o SOUNDGARDEN para a revista Cream".


"É de onde vem esta foto (acima). É a minha foto favorita do SOUNDGARDEN, porque foi num momento em que o 3º disco deles, 'Badmotorfinger' (1991), tinha acabado de ser lançado e o filme 'Singles' estava em produção e iria em breve ser lançado, tipo, foi no auge do grunge em Seattle. A foto em si é simples e me lembro que tinha voltado recentemente do Havaí, onde tinha assistido ao último show do JANE'S ADDICTION na época. Eu morava em Seattle e tinha uma amizade com Eddie Vedder..."


"Eddie havia me mostrado uma fita, era uma fita cassete das demos do EP 'Poncier', ou as músicas da fita 'Poncier' que ainda iriam se chamar. Era sobre o filme 'Singles' e se você assistir ao filme, o personagem do ator Matt Dillon, Cliff Poncier, faz uso desta fita. Eddie tocou a fita para mim e basicamente o que tinha eram umas 05 demos de Chris Cornell".


"Eram as canções 'Seasons', 'Spoonman' e algumas outras de Chris. Era somente uma demo e Eddie havia me mostrado a fita, antes do lançamento do filme".


"Quando estava fotografando o SOUNDGARDEN para a revista Cream, eu mencionei a fita para Chris e perguntei para ele: 'Posso fazer uma cópia da fita?' E ele me respondeu: 'Não, elas são as minhas demos'. Eu ainda falei: 'Por favor!', mas Chris foi taxativo: 'Não, elas são as minhas demos'. Eu insisti, dizendo: 'Prometo que não vou mostra-la a ninguém, só vou escuta-la sozinho' e Chris me respondeu: 'Ah, que seja... Vou pensar sobre isso'”.


"Semanas depois, estou me preparando para dirigir o 1º videoclipe da canção 'Jeremy', do PEARL JAM (1º disco, 'Ten', 1991), e Eddie aparece, me entrega uma fita cassete e fala: 'Isto é de Chris, ele pediu para lhe entregar'. Eram as demos do filme Singles, a fita 'Poncier'. Foi um dos melhores presentes que já recebi de alguém, ainda mais sendo de Chris Cornell e eu a tenho até hoje! Foi um presente e momento incrível, e até hoje, um dos meus pertences mais valiosos que possuo na história do rock".


Confira o áudio de estúdio da canção de Chris Cornell, "Seasons", e que foi trilha sonora do filme "Singles". E na sequência, o 1º videoclipe da música "Jeremy", do PEARL JAM (versão alternativa):

"Seasons"

"Jeremy"

Mais Recentes
Destaques
bottom of page