• by Brunelson

Dave Grohl: lançado trailer sobre o documentário "Play"


Dave Grohl

Enquanto que o FOO FIGHTERS encerra mais uma etapa da sua massiva turnê do álbum “Concrete and Gold” (9º disco, 2017) - com um show duplo no estádio de baseball em Chicago, Wrigley Field, com mais de 75.000 mil fiéis fãs em cada noite - Dave Grohl anunciou recentemente um novo projeto sem precedentes, nascido do mais desafiador desempenho em sua célebre carreira.


“Play” é um mini-documentário em 02 partes, dirigido por Grohl com a ajuda do mesmo colaborador dos documentários “Sound City” e “Sonic Highways”, Mark Monroe, celebrando as recompensas e desafios em dedicar a sua vida em tocar e dominar instrumentos musicais.


A 1ª parte começa com cenas narradas nos bastidores com discussão sobre o amor de tocar música e a relação duradoura com um instrumento, detalhando o processo e os desafios de gravar e filmar essa performance única.


Em seguida, o filme “Play” segue para a gravação instrumental de 23 minutos, de somente um homem-membro, na qual Grohl toca todos os 07 instrumentos da canção, todos ao vivo. A música inteira foi tocada por Grohl ao vivo e por 23 minutos, cada vez num instrumento diferente.


Começando com a gravação de toda a trilha de bateria (puramente puxada pela memória), sem partituras ou faixas de guia, seguidas de guitarra, depois baixo, teclados e assim por diante...


Grohl se encarregou de uma sessão de gravação de um homem-grupo e que foi forçada a reiniciar desde o começo da música, a qualquer momento que o menor erro fosse cometido ou se Grohl sentisse que poderia fazer uma parte melhor. O engenheiro do álbum “Concrete and Gold”, Darrell Thorp, também estava à disposição para capturar os sons.


Filmado em preto e branco com iluminação modulando para combinar com os dramáticos picos e vales desse épico instrumental, “Play” foi editado para apresentar as 07 gravações de Grohl juntas. A experiência interativa on-line de “Play” oferece ao espectador / ouvinte / participantes, as opções de assistir aos desempenhos de Grohl como estão ou concentrando-se num instrumento específico, ainda podendo baixar as partituras de “Play”.


A versão online de “Play” também inclui uma lista de instituições onde serviços voluntários, dinheiro e instrumentos, podem ser doados para uma causa, além de lugares onde músicos jovens e velhos podem ter a oportunidade de tocar música ao vivo.


Os desafios que Grohl criou para si mesmo ao criar “Play”, espelham aqueles que os estudantes de música enfrentam todos os dias: os obstáculos que enfrentam em seus esforços diários para elevar e melhorar as suas habilidades, não são diferentes daqueles enfrentados por um roqueiro de estádio de classe mundial. Ambos lutam pelos mesmos objetivos.


Este foco compartilhado deu a “Play” sua missão de inspirar e promover a educação musical. O filme é intercalado com jovens músicos da escola de música Join The Band, do vale de San Fernando, praticando o seu ofício, trabalhando incansavelmente para acertar e sempre voltando tudo novamente. Nas palavras de Grohl, concluindo: "Como qualquer criança, a recompensa é apenas tocar".


Por meio de parcerias com organizações de música, mídia, escolas e instituições de caridade em todo o mundo, o documentário “Play” e seu retrato da alegria de tocar música, devem ser um catalisador de discussões e ações para beneficiar a educação musical em nível global.


Confira o trailer desse documentário logo abaixo:

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques