• by Brunelson

Pearl Jam: "a melhor arte é quando a pessoa reage com pura alegria ou ódio"


O baixista do PEARL JAM, Jeff Ament, falou sobre a reação de fãs conservadores pelo fato da banda expressar as suas opiniões políticas liberais nos shows - em entrevista para a revista Kerrang.


Em 2002, o PEARL JAM havia lançado o seu subestimado 7º álbum de estúdio, "Riot Act", e nele está presente uma canção chamada “Bushleaguer”. Esta música satiriza o então presidente dos EUA na época, George W. Bush. O vocalista Eddie Vedder usava uma máscara de Bush no palco durante as apresentações dessa música.


Na época, a sede da banda em Seattle foi inundada por telefonemas e e-mails ameaçadores. Além disso, quando eles tocavam essa canção durante a turnê desse álbum, algumas vezes a banda foi vaiada ou foram jogadas moedas no palco por alguns fãs.


O baterista Matt Cameron, havia dito no livro oficial do PEARL JAM que comemora os 20 anos da banda, PJ20: “Tinha shows que as pessoas jogavam coisas na banda quando tocávamos essa música, sabe? Era a 1ª vez em um show do PEARL JAM, onde senti que a platéia estava realmente doida conosco, jogando coisas no palco para nos machucar”.


Implacavelmente, quando o grupo lançou o seu álbum homônimo em 2006 (8º disco), o presidente Bush havia sido reeleito e na sua mira, novamente a banda lançou a música "World Wide Suicide" como single desse álbum. Como seria de se esperar, Jeff é extremamente orgulhoso desse legado do PEARL JAM.


"Eu venho de uma base profunda no punk rock, então, eu amei estas situações. Eu amo ver as pessoas ficando bravas, chateadas e reagindo. Porque essa é a melhor arte que você pode obter numa reação de alguém, seja uma reação de pura alegria ou puro ódio. Eu acho que ambas são boas e válidas".


Atualmente, o grupo já lançou uma nova música chamada "Can't Deny Me", que ataca o atual presidente americano, Donald Trump. Nos shows, Vedder também está usando uma máscara de Trump no palco e zombando do presidente.


Confira a performance do PEARL JAM com a canção "Bushleaguer", com várias imagens de shows durante a turnê de 2002/2003:

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead