top of page
  • by Brunelson

Nirvana: bastidores e detalhes exclusivos da reunião no HOF/2014


Nirvana

“Nós encaramos aquela noite como se ela pudesse nunca mais acontecer em nossas vidas”. (Dave Grohl)


por ANDY GREENE – JORNALISTA DA REVISTA ROLLING STONE 18 de Abril/2014


A ideia de ingressar no Rock n' Roll Hall of Fame pelo trabalho realizado no NIRVANA, mal havia passado pela cabeça de Dave Grohl (baterista) quando ele deixou o palco da cerimônia em 2013, Los Angeles, depois de anunciar a entrada da banda RUSH ao Hall of Fame e de ter tocado com eles ao vivo uma versão da música, “2112”.


“Eu fiz uma entrevista rápida e alguém me disse: ‘Está animado por ser elegível no ano que vem?’”, disse Dave Grohl. “Eu simplesmente não tinha feito as contas e então aquilo me pegou de surpresa mesmo, mas eu não poderia imaginar que entraríamos no Hall of Fame no nosso 1º ano como elegíveis, cara”.


Artistas e bandas podem entrar no Hall of Fame 25 anos depois de lançarem o seu 1º disco ou single. E o 1º álbum de estúdio do NIRVANA, “Bleach” (1989), chegou ao seu 1º ano como elegível agora em 2014.


“Eu descobri que estávamos disputando na mesma época em que também fomos indicados ao Grammy pela música, 'Cut Me Some Slack'" (música inédita do NIRVANA com participação especial do beatle Paul McCartney. Esta música acabou fazendo parte da trilha sonora do documentário Sound City de 2013, o qual foi dirigido por Dave Grohl. Esta canção foi gravada no próprio estúdio Sound City). Krist Novoselic, baixista do NIRVANA, continuou: “Eu só fiquei, tipo: ‘Nossa!!! O que está acontecendo, cara’”!


Krist acrescentou: “Mas era um sentimento agridoce porque a cerimônia estava agendada justamente na semana marcada pelos 20 anos da morte de Kurt Cobain. Eu fiquei angustiado com isso, mas então pensei: ‘Bom, por que não fazemos um grande tributo a ele?’”


A maioria das bandas que entram no Hall of Fame fazem uma performance no palco da cerimônia, mas os integrantes do grupo não tocavam uma música do NIRVANA em público desde a morte do Kurt Cobain. “Nós não falamos sobre nos apresentar juntos até 08 semanas antes daquela noite histórica”, disse Dave. “Parecia praticamente impossível! Era muito difícil de imaginar nós subindo ao palco para tocar aquelas músicas, sabe? É necessário um pouco de preparação musical e muita preparação emocional também".


Uma vez decidido que eles iriam tentar, o óbvio problema seguinte era encontrar o vocalista certo como convidado. “Tinha o problema de achar as pessoas que respeitávamos e que também dividiam a mesma estética do NIRVANA", continuou Dave. “Seja musical ou de outra forma".


O grupo chegou a uma lista de vocalistas do rock de 1º nível, mas nenhum deles quis aceitar o desafio. “Alguns deles ficaram apreensivos”, Dave falou. “Acho que alguns deles ficaram mais preocupados em quão pesada era a coisa toda, sabe?”


A 1ª pessoa que aceitou foi Joan Jett (ex-vocalista/guitarrista da banda THE RUNAWAYS). “Ela aceitou como se fosse uma escolha dela”, disse o baterista. “Ela realmente ficou animada e me mandou vários e-mails. Joan aprendeu todas as músicas do álbum ‘Nevermind’ (2º disco do NIRVANA, 1991) e ela é tudo o que o NIRVANA sempre defendeu. Ela é poderosa, rebelde, punk rocker e uma força musical da natureza. Nós não conseguiríamos pensar em ninguém melhor do que ela para se juntar a nós”.


Depois que Joan embarcou na ideia, eles chegaram a PJ Harvey. “Kurt amava PJ Harvey”, disse Dave. “Nós sempre imaginávamos tocar a música ‘Milk It’, do álbum ‘In Utero’, com ela nos vocais (4º e último trabalho de estúdio do NIRVANA, 1993). É uma canção quase parecida com algo que estaria no novo disco dela, chamado ‘Rid of Me’, que também foi produzido por Steve Albini, o mesmo cara que gravou o álbum ‘In Utero’. Parecia se alinhar muito bem, mas infelizmente ela não pôde vir".


Mas a conversa deu a Dave uma ideia incrível. “Pensamos: ‘Espere aí, e se chamássemos vários vocalistas para cantarem as músicas do NIRVANA e mais, sendo ainda que todos os vocalistas fossem mulheres?’. Nem pergunte a mais ninguém, cara! Se nós conseguirmos preencher a performance do Hall of Fame com essas mulheres incríveis cantando as músicas do NIRVANA, então nós teremos cumprido a nossa própria revolução. Isso também acrescentou uma nova dimensão para a apresentação, pois deu substância e profundidade para que não se tornasse uma louvação ao passado... Era mais mesmo sobre o presente e o futuro”.


As coisas seguiram rapidamente a partir disso. “Dave começou a selecionar os nomes”, disse Krist Novoselic. “Ele falava: ‘Nós deveríamos chamar Kim Gordon!’ (vocalista/baixista do SONIC YOUTH). Então, mais alguém que estava em ascensão, quando Dave falou: ‘Annie Clark, da banda ST. VINCENT!’ Eu não sabia quem ela era, mas agora eu sou o maior fã dela, cara. Então, para finalizarmos, chamamos a cantora LORDE também”.


A meta era apresentar as vocalistas convidadas em ordem cronológica. “Joan Jett, que formou a banda THE RUNAWAYS e mudou o rock n' roll para as mulheres”, explicou Dave Grohl. “Kim Gordon, do SONIC YOUTH, que foi uma luz na escuridão de uma cena punk undergound predominantemente machista. A banda ST. VINCENT, que conta com essa artista que atravessa as barreiras. E a cantora LORDE, que tem um futuro incrível pela frente como compositora, performer e vocalista”.


O grupo se juntou ao 2º guitarrista do NIRVANA, Pat Smear (que havia entrado na banda a partir da turnê de divulgação do último álbum de estúdio e também atual guitarrista do FOO FIGHTERS. Smear, que também foi guitarrista da lendária banda punk, THE GERMS). Eles se encontraram para ensaiar no estúdio da Gibson (marca de guitarra) em New York, alguns dias antes da cerimônia de indução.


“Nós dissemos ‘oi’ para todo mundo e começamos a tocar a música ‘Lithium’”, conta Krist Novoselic. “Peguei um livro de tablaturas do NIRVANA para reaprender as minhas partes, mas nós não queríamos ir rápido logo no começo, você me entende? Então, as coisas começaram a fluir e ficamos cada vez melhores. E então, isso me atingiu a um tal ponto que eu comecei a ficar melancólico e me lembro de ter pensado na hora: ‘Meu Deus, eu estou tocando essas músicas de novo..., eu não acredito!’”


Foi igualmente intenso para Dave também. “A 1ª vez que tocamos uma música juntos foi como ver um fantasma”, disse ele. “A 2ª vez foi um pouco mais tranquilo, mas a 3ª vez foi como aquela merda da cena de Demi Moore e Patrick Swayze fazendo cerâmica no filme ‘Ghost’, com todo mundo da banda fazendo cara de choro... Cara, foi muito forte o negócio mesmo... Normalmente, nós chegávamos ao ponto na 3ª vez quando o NIRVANA precisava ensaiar/reaprender alguma música que nós não costumávamos tocar sempre. Daí sim, após a 3ª vez que nós tocamos a mesma música, é que começou a soar como o NIRVANA. A nossa equipe e alguns amigos que estavam na sala quando ensaiamos a música ‘Scentless Apprentice’ pela 1ª vez em 20 anos, ficaram com os queixos caídos literalmente.”


“Eu não tocava com a banda fazia 20 anos, cara!”, continuou o baterista. “Ouvir como soamos quando tocamos a música ‘Scentless Apprentice’, legitimou tudo para mim. Eu tinha quase esquecido como era estar numa sala repleta de músicas do NIRVANA ecoando na minha cabeça. O 1º dia realmente legitimou tudo, cara. Era como: ‘Isso está certo! Nós soamos assim e é por isso que as pessoas prestaram atenção na gente’. E não era um livro, um filme ou um programa de TV mostrando isso. Era o som ao vivo de dentro daquele lugar que fazia as pessoas pensarem: ‘Que porra é essa?’ Foi muito foda, cara! Nós começamos com Krist e com Pat. Depois, eu fui acertando as coisas na bateria e então, vieram Kim Gordon e Joan Jett para ensaiar os vocais”.


As coisas ficaram melhores quando Krist percebeu que havia um barril cheio de cerveja para a banda. “Aquela cerveja era tão boa, cara”, diz ele. “Nós realmente fomos nos soltando depois de algumas horas, como uma máquina azeitada”.


Os ensaios duraram 02 dias bem longos. “Eu não tocava esses trechos de bateria desde que tinha 25 anos”, brincou Dave. “Agora, eu tenho 45 anos, cara. Nós ensaiamos por 10 horas cada dia e depois da 1ª noite de ensaio, eu fui para casa mancando, tomei 02 taças de vinho, três comprimidos de aspirina, tomei um banho quente e dormi por 10 horas seguidas. Isso foi como um estado de coma para mim, porque eu durmo muito pouco, sabe? Antes das 06:00hs da manhã eu já estou sempre acordado, sem nenhuma ajuda de qualquer despertador...”


Em um momento durante os ensaios, a banda teve a ideia de tocar em algum lugar surpresa no Brooklyn, depois da cerimônia. “Dave ficou tão animado com as músicas”, disse Krist. “Nós quase tivemos que acalmá-lo, sabe? Ele ficava falando: ‘Nós deveríamos fazer um show!’ E eu respondia: ‘Vamos fazer depois da cerimônia, então!’ Ele queria trazer J. Mascis (vocalista/guitarrista da banda DINOSAUR JR.) e mais alguns convidados para fazerem parte deste show surpresa, o que realmente aconteceu”.


Não era segredo que Dave Grohl e Courtney Love não mantinham um bom relacionamento ao longo dos últimos 20 anos, e a cerimônia de indução marcou a 1ª vez que eles estiveram no mesmo lugar em muito tempo. “No começo da noite eu toquei no ombro dela”, disse Dave. “Ela virou e eu disse ‘Hey’. Ela respondeu: ‘Hey’. Então, nos demos um grande abraço. Eu falei para ela: ‘Como você está?’ E ela respondeu: ‘Bem, e você?’. Eu disse: ‘Tudo bem’. E então, ela falou: ‘Vamos fazer isso juntos, Dave. Vamos arrasar essa noite’. E eu disse: ‘Sim, vamos fazer juntos’. E foi assim...”


Quando chegou a hora de Courtney Love fazer o seu discurso no lugar de Kurt, ela deixou de lado o seu papel com o discurso já preparado e falou rapidamente sobre o fato de que todos que estavam ali no palco naquele momento formavam uma grande família. Ela deu mais um grande abraço em Dave Grohl ao vivo para todo o planeta ver.


“Ela está certa”, disse ele. “Nós somos uma família e não importa o que aconteça. E nós nos amamos também não importando o que aconteça. Tudo é muito maior do que um parágrafo jornalístico ou do que uma foto de um paparazzi. É real, aquilo foi real e verdadeiro... Então, foi uma reunião e estávamos lá por Kurt. Foi uma noite linda e foi ótimo, cara”.


A apresentação de 04 canções do NIRVANA, que contou com as músicas “Smells Like Teen Spirit”, com Joan Jett, “Aneurysm”, com Kim Gordon, “Lithium”, com Annie Clark, e “All Apologies”, com LORDE, foi claramente o momento mais importante da noite. “Toda a minha apreensão era infundada”, falou Krist Novoselic. “Eu só tentava tocar o meu baixo o mais forte que conseguia”.


Dave diz que a lembrança da performance para ele ainda é um apagão na sua memória. “Eu fiz o meu discurso emocionado”, disse ele. “E então, eu corri para o backstage para colocar uma bermuda, porque eu não consigo tocar bateria vestindo uma calça, e daí, estou lá guardando o meu troféu e tentando chegar ao banquinho da bateria. Eu sabia que todos da banda estavam esperando por mim... Eu não lembro muito daquilo, mas eu lembro de ter espancado aquela bateria, cara! Eu descasquei a minha garotinha, sabe? Tudo foi como eu esperava que fosse, quero dizer, foi mais do que uma apresentação numa cerimônia de premiação com um troféu. Era algo grande para a gente..., pessoal e emocionalmente falando”.


O plano original era terminar a noite com uma “jam” da música “Highway to Hell”, da banda AC/DC, junto com os integrantes da E STREET BAND (banda de apoio ao cantor BRUCE SPRINGSTEEN), mas a banda de apoio tomou muito tempo com os seus longos discursos e o toque de recolher da noite começou a soar. “Eles esperavam que o NIRVANA aprendesse aquela música”, disse Dave Grohl. “Mas já é difícil o bastante para o NIRVANA aprender a porra de uma música do NIRVANA, cara!”


Para Krist Novoselic, não ter que tocar a música “Highway to Hell” depois do set do NIRVANA foi um grande alívio. “Eu não queria”, disse ele. “Eu amo o AC/DC e eu amo BRUCE SPRINGSTEEN. Eu cresci ouvindo eles, mas nós ficávamos falando uns para os outros no backstage: ‘Nós já temos o grande final, pessoal. Nós temos o nosso final!’”


A noite acabou com uma maravilhosa versão da música “All Apologies”, com a cantora LORDE levando os vocais, mas para o NIRVANA tudo estava apenas começando. Assim que a cerimônia chegou ao final, eles dirigiram 08 quilômetros até o Saint Vitus Bar, no Brooklyn, para uma das mais incríveis “pós-festa” da história da cidade de New York. Alguns poucos sortudos que estiveram no bar, assistiram ao NIRVANA tocando 19 músicas em um show surpresa com Joan Jett, J. Mascis, Annie Clark e com Kim Gordon (a cantora LORDE não pôde ir, porque ela tinha um vôo marcado para a Califórnia).


O show foi exatamente aquilo que os fãs do NIRVANA sempre sonharam, trazendo desde músicas como o hit “Smells Like Teen Spirit”, quanto a canção lado-b, “Very Ape”. Apresentaram também a música “Moist Vagina”, sendo esta uma canção que ficou de fora do último álbum de estúdio da banda e que nunca havia sido tocada ao vivo antes.


“Antes de abrirem a área do show, a parte do bar estava tão cheia que você não conseguia pegar uma bebida”, contou J. Mascis para a revista Rolling Stone. “Eu não conseguia ir ao banheiro, cara! Quando o show começou, a área do bar ficou completamente deserta, porque todos estavam lá na área do show assistindo o NIRVANA tocar. Isso foi muito legal!”


Eles tocaram quase até o amanhecer. “Eu me senti quando você é uma criança e vai dormir na casa de um amigo, sabe? Você se torna parte da família dele naquela noite”, disse J. Mascis. “Mesmo que eles não tenham sido uma banda em 20 anos, eles pareciam uma banda desde sempre para mim naquele momento”.


Câmeras profissionais filmaram tudo o tempo todo, mas a banda se recusa a revelar o que será feito daquelas filmagens. “Eu sequer vi as câmeras”, falou Krist Novoselic. “Eu não sei o que Dave irá fazer com isso, mas ele é um cara do cinema que vai pensar em algo e irá transformar aquele show em uma coisa boa, pode ter certeza disso”.


Então, aquilo foi algo de 01 noite ou o NIRVANA pode ressurgir em algum momento no futuro? “Essa é uma boa pergunta”, disse Krist. “Quero dizer, ainda tem o FOO FIGHTERS e Dave tem outros projetos acontecendo. Eu tenho alguns compromissos também, mas nunca se deve dizer nunca, cara. Nós fizemos naquela noite e eu não negaria isto para uma próxima vez, sabe? Talvez, um dia, a gente ainda possa fazer alguma música nova também”.


Mas Dave ainda não tem tanta certeza. “Nós sequer falamos sobre isso. Nós encaramos aquela noite como se ela pudesse nunca mais acontecer e foi isso o que a deixou tão poderosa, bonita e significativa. E pode nunca acontecer de novo mesmo, então nós aproveitamos o máximo e aquela noite foi incrível e inesquecível...”


Segue o setlist completo do show realizado no Brooklyn pelo NIRVANA no dia 10 de Abril/2014, após a cerimônia do Rock n' Roll Hall of Fame:


* com Joan Jett nos vocais:

1- Smells Like Teen Spirit

2- Breed

3- In Bloom

4- Territorial Pissings

5- All Apologies


* com J. Mascis nos vocais:

6- Drain You

7- Pennyroyal Tea

8- School


* com Annie Clark nos vocais:

9- Lithium

10- About a Girl

11- Heart Shaped Box


* com John McAuley nos vocais (vocalista/guitarrista da banda DEER TICK):

12- Serve The Servants

13- Milk It

14- Very Ape

15- Scentless Apprentice

16- Tourette's


* com Kim Gordon nos vocais:

17- Aneurysm

18- Negative Creep

19- Moist Vagina


E a seguir, as 04 performances do NIRVANA no Rock n' Roll Hall of Fame/2014:


"Smells Like Teen Spirit"

"Aneurysm"

"Lithium"

"All Apologies"

Mais Recentes
Destaques
bottom of page