top of page
  • by Brunelson

Butch Vig: comentando sobre o documentário "The Smart Studios Story"


Nirvana, Smashing Pumpkins

Butch Vig, lendário produtor do clássico álbum do NIRVANA, "Nevermind" (2º disco, 1991), e bandas em seu currículo como SMASHING PUMPKINS e FOO FIGHTERS, falou sobre o documentário lançado em 2016, "The Smart Studios Story", em uma nova entrevista para o jornal de Los Angeles, Lacrosse Tribune.


No documentário, o frontman do FOO FIGHTERS e ex-baterista do NIRVANA, Dave Grohl, explica por que as bandas se juntaram ao Smart Studio: “Butch foi um dos primeiros produtores a sair do underground que realmente queria transformar a barulhenta banda de garagem que você tinha, em algo que o mundo todo amaria."


A diretora Wendy Schneider trabalhou no documentário ao longo de 06 anos, arrecadando U$ 160.000 dólares em uma campanha estressante e concluindo-o a tempo do 25º aniversário do álbum "Nevermind", o qual estreou o filme em 2016 no South by Southwest em Austin/Texas.


O documentário apresenta entrevistas com Dave Grohl, Billy Corgan e Jimmy Chamberlin (frontman e baterista do SMASHING PUMPKINS), Shirley Manson e Duke Erikson (colegas de banda de Vig no GARBAGE), Chris Walla (guitarrista do DEATH CAB FOR CUTIE) e dezenas de outros artistas.


"Acho que ficou ótimo", disse Vig. “Para mim, é um pequeno filme funky, com um ótimo estilo independente de filmagem”.


Além do documentário, a diretora também está trabalhando na 2ª coletânea que serve como acompanhamento para o filme, que vai se chamar “American Noise Vol. 1”, o qual irá reunir músicas gravadas no Smart Studio por bandas locais, incluindo SPOONER, enquanto que o “American Noise Vol. 2” se concentrará em bandas contratadas por selos independentes de outras cidades que também passaram pelo estúdio, incluindo TAD, KILLDOZER, DIE KREUZEN, URGE OVERKILL, YOUNG FRESH FELLOWS, CHAINSAW KITTENS e muitas outras.


Para Vig, nativo da cidade de Viroqua, foi uma perspectiva empolgante voltar para a pequena cidade onde tudo começou para ele: "Em alguns aspectos, foi um ótimo regresso para casa. Fiquei muito animado em ver o que estava acontecendo na cidade de Viroqua/Wisconsin. Quando eu saí de lá há muitos anos atrás, era uma cidade moribunda e meu pai costumava me dizer que os hippies tinham salvado a cidade. A minha ética de trabalho é sobre de onde eu sou e uma das coisas que acho legal, é que você pode ser de uma cidade muito pequena no meio do nada e seguir os seus sonhos mesmo assim”.


NIRVANA e SMASHING PUMPKINS tiveram passagens pelo Smart Studio. As demos do que viria ser o disco "Nevermind" foram gravadas lá, assim como o 1º álbum de estúdio do SMASHING PUMPKINS "Gish" (1991).


O Smart Studio (vide foto abaixo) era de propriedade do produtor Butch Vig, tendo iniciado as atividades no começo da década de 80 e fechando as suas portas em 2010.

Smashing Pumpkins, Nirvana

Mais Recentes
Destaques
bottom of page