• by Brunelson

Pearl Jam: Top 25 as mais "bandidas" - 4ª Parte

O site Rock in The Head comunica: para que a letra tenha o impacto e poder desejado ao ouvinte, é necessário ler a tradução das letras junto com a música. Pois uma das características dessa banda é fazer com que a melodia e a dinâmica da canção acompanhem o momento lírico, junto ao seu estado de tensão ou de satisfação. Ler a letra não estando acompanhado da música não terá o mesmo efeito.


Nesta 4ª parte, seguem as músicas mais bandidas do PEARL JAM (lados-b, raridades, sobras de estúdio). Já que só existem listas Top 10 das mais conhecidas, hits e singles pela internet e revistas por aí afora - e como existe muita música boa dessa banda - vai um Top 25 mesmo (a ordem das músicas não é por qualidade das mesmas e sim, por ordem cronológica de lançamento):


14) "Sad" (Álbum: "Lost Dogs" - coletânea de raridades e sobras de estúdio, 2003) = essa música tem um riff de guitarra sensacional e lindo de se ouvir. Música empolgante e perfeita para se escutar sendo trilha sonora de um clipe de surf, mas o ritmo não tem nada a ver com a letra (ou será que tem, e agora)? Tristeza de um homem que perdeu a sua mulher (morte) e como ele passa os seus dias sem ela, somente acompanhado das suas memórias... Esta música ficou de fora do álbum “Binaural” (6º disco, 2000).

13) "Hitchhiker" (Álbum: "Lost Dogs" - coletânea de raridades e sobras de estúdio, 2003) = rock empolgante com Eddie levando o vocal em um tom mais grave. Detalhe para a parte do “solo” da música, que mais parece uma festa “noise” cheia de barulhos das guitarras com uma bela bateria acompanhando. A letra é muito interessante, onde Eddie já falou em entrevista que se refere: “Aqueles espinhos (sementes) que grudam na sua perna ou na calça e que depois, bem depois, você retira de si estes espinhos, fazendo com que eles se reproduzam e cresçam em uma outra área que não é o local de origem deles. Isso é engenhoso ao meu ver, it’s evolution, baby”. A tradução do título dessa música é “caroneiro” e ele compara essa história com a dos “blue penners” (caneteiros azuis), que seriam aquelas pessoas que mesmo sendo fã ou não da banda, desesperadamente e agressivamente tentam conseguir um autógrafo seu para depois tentar vende-lo e ganhar uma boa grana em cima. Esta música também ficou de fora do álbum “Binaural” (6º disco, 2000).

12) "Gremmie Out of Control" (Álbum: "Lost Dogs" - coletânea de raridades e sobras de estúdio, 2003) = surf music, uma delícia de se escutar. Letra cômica sobre aquele “prego” que não sabe surfar. Este cover da banda THE SILLY SURFERS (1964) foi gravado durante as sessões do álbum "No Code" (4º disco, 1996).

11) "Whale Song" (Álbum: "Lost Dogs" - coletânea de raridades e sobras de estúdio, 2003) = como o PEARL JAM teve a coragem de não colocar essa música no seu álbum de estúdio? Não é surpresa, pois eu já escutei vários comentários de que o disco "Lost Dogs" é onde estão as melhores canções da banda... Música cantada inteiramente pelo baterista do grupo na época (Jack Irons, ex-baterista do RED HOT CHILI PEPPERS) com alguns back-vocais de Eddie. É incrível como Mike (guitarrista) consegue fazer o barulho e a linguagem das baleias no som da sua guitarra. Uma letra forte e cativante sobre a caça irredutível dos seres humanos contra as baleias. Esta música ficou de fora do álbum “Yield” (5º disco, 1998).

10) "Hold on" (Álbum: "Lost Dogs" - coletânea de raridades e sobras de estúdio, 2003) = aqui, o ouvinte volta diretamente para o ano de 1993 com aquela mesma atmosfera e clima que marcou essa época, com o prisma da nostalgia e do saudosismo a flor da pele. Seria aquela música quebraceira no estilo que o PEARL JAM fazia nas antiga, antes do punk rock chegar de uma forma bem característica nas composições das suas músicas... O refrão diz: “Eu sei, a vida poderia ter sido diferente se eu tivesse resistido...” Esta música ficou de fora do álbum “Versus” (2º disco, 1993).

9) "Hard to Imagine" (Álbum: "Lost Dogs" - coletânea de raridades e sobras de estúdio, 2003) = música lenta que poderia estar no mesmo nível de reconhecimento das músicas mais conhecidas da banda. Possui um vocal sincero e carregado de sentimento, como se estivesse despindo o seu interior. A letra é meio enigmática e não me arrisco a falar muito, mas com certeza se refere a conflitos internos de uma pessoa, introspectivo... Esta música também ficou de fora do álbum “Versus” (2º disco, 1993).

8) "Wash" (Álbum: "Lost Dogs" - coletânea de raridades e sobras de estúdio, 2003) = outra pérola perdida, com uma levada arrastada e meio que psicodélica carregada de muito sentimento. Aqui o mar vai passando de “flat” até ficar uma tempestade! A letra diz: “Traga isso de volta / Volte à forma limpa / Para a forma pura / Lave o meu amor”. Esta música ficou de fora do álbum “Ten” (1º disco, 1991).

7) continua...


Não acompanhaste a 1ª, 2ª e 3ª parte desse mini episódio? É só clicar logo abaixo:


1ª parte


2ª parte


3ª parte

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead