top of page
  • by Brunelson

Nirvana: engenheiro de som falando sobre o disco “In Utero”


Craig Montgomery, engenheiro de som das performances ao vivo e de estúdio do NIRVANA entre os anos de 1989 a 1993, recentemente foi entrevistado pelo AMA Reddit. Abaixo estão mais alguns destaques:

Pergunta: O que você acha do 4º e último disco do NIRVANA, “In Utero” (1993)?

Craig: Não me chama muito a atenção... Tem algumas músicas boas, mas muitas delas foram idéias antigas recicladas. Por causa de tudo o que aconteceu nos últimos anos com a banda (todos os problemas de turnê, judiciais e drogas), não houve muita composição nova ou ensaios para o disco. E eu também não gostei muito de como o som ficou gravado...

Pergunta: O que Kurt gostava nas turnês? Ele era temperamental ou alguma vez teve que forçar uma “atitude” sobre fazer shows?

Craig: Ele era um cara divertido, inteligente, espirituoso e sarcástico. Com certeza e geralmente era um cara divertido para se estar junto. Às vezes, era quieto e precisava de um tempo sozinho.

Pergunta: Eu sinto que a versão da música “Aneurysm” que você gravou com eles em 1991 (e que depois acabou sendo lançada como lado-b no single da canção “Smells Like Teen Spirit”) é a melhor e definitiva versão que o NIRVANA já gravou dessa música - por ser uma gravação muito poderosa... O que você lembra sobre essa gravação em particular?

Craig: Essa canção funcionou bem porque eles já estavam há tempos tocando ela nos shows. Todas as partes já estavam escritas, assim como os vocais - tipo incomum para uma sessão de gravação. Somente as músicas “Aneurysm” e “Even in His Youth” foram gravadas nesta situação.

Pergunta: Você ainda mantém contato com Krist e Dave (baixista e baterista do NIRVANA)? Quando foi a última vez que você falou com eles?

Craig: Na verdade não. A última vez que eu vi Krist foi na exposição aberta do NIRVANA em 2016, aqui em Seattle. Alguns anos antes, Dave entrou no estúdio onde eu trabalho para ver Mike Watt gravando e me deu um abraço (vocalista/baixista do MINUTEMEN). Me ofereceram 01 ingresso para a cerimônia do Rock’n Roll Hall of Fame quando o NIRVANA foi induzido em 2014, mas eu não fui... Eu me arrependo disso agora, mas no momento eu me senti estranho em ir.

Confira o áudio da música "Aneurysm" gravada por Craig Montgomery (e que não é a mesma versão lançada no 3º disco do NIRVANA, "Incesticide", 1992):

Mais Recentes
Destaques
bottom of page