top of page
  • by Brunelson

TOP 10: Por que o grunge não está morto?

Não há como negar que todas as grandes histórias de amor ao longo do tempo também são abundantes com grandes tragédias. Na minha vida, eu ainda estou esperando ver outro gênero musical que tinha o poder de inspirar uma revolução inteira e atrair tanto amor, como o movimento grunge fez na década de 90 - somente para ele, de repente, "morrer" alguns anos mais tarde.


Muitos têm argumentado que em 05 de Abril/1994 - o dia que Kurt Cobain deixou este mundo para trás – Kurt havia levado o grunge com ele. Tão poético quanto pareça, há muito poucas evidências que dizem o contrário.... Pessoalmente, eu não vou afirmar se o grunge na verdade esteve morto ou não, mas sim, irei argumentar que em 2016 ele está vivo e passando bem. Assim, eu apresento o Top 10: Por que o grunge não está morto!


1- PEARL JAM

Pearl Jam

Em 2016, o PEARL JAM fez mais um aniversário expressivo. Assim como eles e os seus fãs leais, todos comemoramos o aniversário de 25 anos da banda. Fãs alucinados que compareceram no show da primavera passada na Philadelphia/EUA, receberam a benção única em suas vidas quando o PEARL JAM tocou o seu clássico álbum de estreia, “Ten” (1991), na íntegra, do início ao fim! Continuem comemorando, PEARL JAM!! Nenhuma outra banda original do grunge conseguiu chegar tão perto dessa louvável longevidade, ainda mais enchendo arenas e estádios de futebol/baseball em qualquer lugar do mundo. Saúde para mais 25 anos!




2- ALICE IN CHAINS

Alice in Chains

Em 2º no comando atual das 04 grandes bandas grunge de Seattle que surgiram no começo dos anos 90, o ALICE IN CHAINS está simplesmente formidável. Apesar da sua carreira não ter sido completamente frequente desde a sua estreia, o ALICE IN CHAINS permaneceu por muito tempo apagado, deixando dúvidas para uma possível ressurreição até mesmo para o mais teimoso e purista fã da banda. Com a adição de William Duvall nos vocais – na banda há 01 década já – o ALICE IN CHAINS mostrou que eles estão tão explosivos hoje como eles já foram com o falecido Layne Staley nos vocais, enquanto fazem turnês quase que constantemente e lançam álbuns novos de estúdio que continuam a se emparelhar com o som dos seus clássicos discos. O ALICE IN CHAINS começou a 2ª metade da sua turnê de verão pelo EUA nesta semana e rumores indicam que a banda irá começar a trabalhar em novo material ainda neste ano.




3- TEMPLE OF THE DOG

Temple of The Dog

Sem dúvida, a mais empolgante notícia do ano para os nostálgicos do grunge, foi o surpreendente anúncio de Chris Cornell (vocalista) que o TEMPLE OF THE DOG estará realizando uma micro turnê no EUA - com 03 datas na Costa Leste e 05 datas na Costa Oeste. É definitivamente uma das mais pedidas reuniões do grunge, ficando atrás somente pela reunião do SOUNDGARDEN que os fãs aprovaram a volta da banda em 2010. O TEMPLE OF THE DOG teve 01 reunião em “off” quando tocaram 02 músicas em 2015 – no show da banda MAD SEASON com a Orquestra de Seattle em um setlist improvisado no Benaroya Hall, Seattle.




4- MAD SEASON

Mad Season

No ano passado, os membros sobreviventes da MAD SEASON (Mike McCready na guitarra e Barret Martin na bateria) pediram a colaboração dos seus amigos músicos de Seattle, Duff McKagan (no baixo), Chris Cornell (nos vocais) e dentre outros, para homenagearem os seus falecidos colegas de banda: Layne Staley (ex-vocalista) e Baker Saunders (ex-baixista). Chris fez justiça a cada canção que cantou, mergulhando na mente de Layne Staley e dizendo ao público neste show: "Ultimamente, eu tenho escutado as músicas com Layne as cantando, mais e mais..., e foi muito triste. Foi tão triste ouvir as suas performances e a sua expressão, e tipo, de saber o que ele estava passando naquele período - que não foi bom - e você ouvir esse talento vibrante, um caráter do qual está vindo realmente através da música. Ele era capaz de fazer isso e ele foi capaz de transmitir isso".




5- SOUNDGARDEN

Soundgarden

Quase 06 anos após a sua reunião com 01 álbum de estúdio já lançado, o SOUNDGARDEN ainda está cantarolando conforme a foto que foi postada recentemente em rede social, mostrando a banda no estúdio com os instrumentos nas mãos e preparando o novo disco de inéditas. Chris Cornell (vocalista/guitarrista) parece funcionar de forma constante em vários projetos, por isso que é ótimo vê-lo trabalhando com os seus colegas de banda promovendo o próximo álbum de estúdio do SOUNDGARDEN (e que será o 7º disco).




6- FOO FIGHTERS

Foo Fighters

O FOO FIGHTERS ainda está embalando estádios e arenas sempre que estão em turnê, onde lançaram também o documentário de sucesso para a TV, “Sonic Highways” (2014).




7- A 1ª BANDA GRUNGE NO ROCK’N ROLL HALL OF FAME

Foo Fighters

Em 2014, o NIRVANA foi introduzido ao Rock 'n Roll Hall Of Fame, cimentando a pegada do grunge no gênero rock e juntando-se a outros homenageados de primeiro escalão, tais como: REM, PRINCE, RAMONES e LED ZEPPELIN. O PEARL JAM também parece ser o provável elegido logo no seu 1º ano de candidatura em 2017 - enquanto que o ALICE IN CHAINS e o SOUNDGARDEN aguardam em suas asas para se elegerem também.




8- SMASHING PUMPKINS

Smashing Pumpkins

Foi noticiado no mês passado que Billy Corgan (vocalista/guitarrista) estava acertando com promotores de eventos uma reunião do SMASHING PUMPKINS com a formação original. Corgan também já postou 03 vídeos em rede social que pareciam indicar uma reunião com os membros originais. Vamos lá Billy, é hora de tirar toda a turma da caverna, já!




9- MUDHONEY

Mudhoney

A banda MUDHONEY ainda persiste – após algumas pausas, de propósito no underground e retornando ao selo independente da Sub Pop – fazendo shows em Seattle e região. Na ativa muito antes de NIRVANA, ALICE IN CHAINS e PEARL JAM existirem, de vez em quando eles são convidados pelo PEARL JAM para abrir shows da banda ou para tocarem em festivais juntos. O MUDHONEY transborda em suas atitudes o gênesis das coisas e do grunge: bandas de garagem que movimentam a cena underground, ralando por conta própria e divulgando o seu trabalho de forma independente.




10- BETWEEN THE RAIN


Banda nova na área..., quem quiser curtir, é só procurar.


Mais Recentes
Destaques
bottom of page